domingo, 20 de dezembro de 2009

a historia continua

A pequena égua negra - vamos simplificar né -a Negrinha - ao final de sua gestação criou um potro macho -castanho , lindo e esperto , porém pequeno como a mãe !!
Na noite em que ele nasceu uma égua baia , estava junto a ela ,e amadrinhou o potrinho - ele vivia atrás da égua, que  se chamava Cristalina .

Vou fazer um aparte sobre a Cristalina: meu pai adquiriu esta égua juntamente a uma mula e enviou ambas para um peão domar. O problema é que o homem era peão de burros,não sendo aconselhável para domar cavalos. A mula ficou muito boa - apesar de ser totalmente imprevisível (ela não admitia ser cabresteada ,tomava o cabresto e arrastava todos que quisessem puxa-la - em certa ocasião arrastou morro acima 5-isto mesmo,cinco - homens que tentavam segura-la).
Quanto à Cristalina ficou extremamente leve " de boca" como se dizia, ou seja: se o cavaleiro puxasse com muita força a rédea, ela "boleava" . Para quem não está familiarizado com o termo, bolear significa o cavalo empinar e cair de costas , muitas vezes sobre o cavaleiro , podendo causar acidentes sérios!
Cristalina tinham um andamento mais cômodo que eu tive a oportunidade de andar até hoje: marcha picada ,sem trocar, extremamente macia . Quando passava pelas ruas todos saiam para ver que cavalo estava passando!
ela era muito esperta e ficava o tempo todo "trocando as orelhas" ou seja , atenta com tudo ao redor. Por várias vezes ela derrubou o cavaleiro pois se cismava com qualquer objeto ,seja folha ,pássaro ,galho ela dava una saida de lado ,sem avisar! Alguns amigos meus cairam dela por andarem desatentos,rssss!

Infelizmente apesar do livro de registro do MMarchador estar aberto para registro de éguas naquela época,nós não tínhamos este conhecimento e não a registramos como seria possível, e ela não deixou nenhuma cria tampouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário